logo

Entrevista

Dr. Mateus Souto – Rejuvenescimento Facial

Fábio Bernardo 07/06/2017 às 14:22

Nos tempos atuais, com o aumento da perspectiva de vida, as pessoas procuram neutralizar as marcas do tempo, notadamente na face. Para isso, optam por fazer o Lifting Facial, que é um procedimento que traz excelentes resultados, quando efetuado por um cirurgião plástico, devidamente treinado, que lhe confere capacidade e conhecimento comprovados, elementos fundamentais para a obtenção dos resultados esperados. Com respeito a este procedimento, respondo às perguntas mais frequentes que me são feitas.

O que é o tratamento Global da face?

O tratamento global da face é feito por nós cirurgiões plásticos, habilitados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, realizando não só a cirurgia propriamente dita, mas outros procedimentos cosméticos que potencializarão os resultados da Ritidoplastia, também conhecida como Lifting facial.

Quais são esses procedimentos cosméticos?

Eles vão desde a aplicação da toxina Botulínica, o Botox, passando por preenchedores de ácido hialurônico, ou podemos utilizar a própria gordura da paciente para revolumizar a face, além de peelings e lasers de CO2.

Existe idade para se fazer ou deixar de fazer a cirurgia?

Não. O que nós fazemos é uma avaliação da face do paciente para saber se a cirurgia será efetiva, se ela tem indicação para tratar o que aquele paciente deseja, além disso, nós fazemos toda uma rotina de exames pré-operatórios, para identificar possíveis problemas que contra-indicariam a realização do procedimento.

Como é a anestesia neste procedimento?

Essa é uma grande preocupação dos pacientes que serão submetidos a qualquer procedimento cirúrgico. Costumo dizer que o procedimento anestésico é muito seguro, quando realizado por um bom anestesista, e nós aqui na Paraíba estamos repletos de bons profissionais nesta área. Mas voltando ao tópico da pergunta, a anestesia para a cirurgia do tratamento global da face pode ser tanto com anestesia geral, quanto com anestesia local associada a sedação, onde a paciente não sentirá dor.

Quantos dias de internação?

Se tudo correr como o esperado, que é a imensa maioria dos casos, a paciente da entrada no hospital em um dia, é submetida a cirurgia e recebe alta no outro dia.

Como são as cicatrizes?

A face, de uma maneira geral, possui uma cicatrização muito boa, além disso, nós posicionamos as cicatrizes nos sulcos naturais do rosto, onde em torno de 6 meses, elas já estrão bem disfarçadas.

Com quanto tempo a paciente pode tomar sol?

Eu sou radicalmente contra a exposição solar, então sempre aconselho as pacientes operadas por mim a evitarem o sol por 6 meses, pois sabemos que o sol prejudica muito o aspecto final da cicatriz.

Uma das perguntas que mais ouço no consultório é: “Doutor meu rosto mudará muito?”.

Eu sempre respondo que não, pois o procedimento que eu realizo, não muda expressões faciais, ele alivia as marcas do tempo, que são: excesso de pele, aparecimento das rugas, perda da gordura facial e perda do contorno mandibular e cervical, logo o tratamento global da face tem o propósito de rejuvenescimento facial e não alterar a fisionomia do paciente.
Agende a sua avaliação para o tratamento global da face e esclareça mais dúvidas que venham a surgir.

Dr. Mateus Souto: Rejuvenescimento Facial em pauta!

(FOTO: DIVULGAÇÃO)