logo

Entrevista

Dra. Marcela Gomes – Combate às varizes!

Fábio Bernardo 14/12/2016 às 10:15

Muitas pessoas já ouviram várias teorias sobre o aparecimento ou piora das varizes. Seja no salão de beleza, em casa ou no trabalho, o assunto varizes sempre surge e com ele muitas dúvidas. Afinal, o que é verdade e o que é mito sobre as varizes???
A médica angiologista e cirurgiã vascular membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dra. Marcela Gomes, vai nos explicar melhor…
“O uso de salto alto provoca ou piora as varizes?”
Existe um certo conflito na literatura médica sobre o uso do salto alto. Quando usado diariamente por muitos anos, pode dificultar o trabalho da panturrilha, que é importante no bombeamento do sangue nas pernas. No entanto, o pé reto também exige mais esforço dos músculos para bombearem o sangue de volta ao coração. O ideal é um saltinho pequeno, para que a perna fique em posição confortável.
“Subir escadas é prejudicial?”
Esse é um dos mitos mais famosos. O ato de subir escadas não causa nem piora as varizes, na verdade, é um excelente exercício para melhorar o retorno venoso.
“Musculação causa varizes?”
Outro mito! Os exercícios ajudam a prevenir varizes, pois estimulam a circulação do sangue. A musculatura da panturrilha quando exercitada melhora bastante o retorno venoso.
“Cera quente é ruim para as varizes?”
Mito! Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes, até porque a cera estará em contato com a pele e as veias estão mais profundas, não sendo assim afetadas.
“Praticar esportes provoca varizes?”
Também é mito! Os exercícios são muito benéficos, temos que combater o sedentarismo, esse sim é um grande vilão para nossa circulação.
“Cremes ou massagens eliminam varizes?”
Mito! Não existem esses cremes milagrosos. Cremes ou massagens não eliminam varizes, podem aliviar sintomas.
“A cirurgia de varizes é perigosa? As varizes voltam depois de operar?”
Mito! A cirurgia de varizes está cada dia mais segura, simples e moderna. O uso de tecnologias como o laser e a radiofreqüência tem diminuído ainda mais os riscos da cirurgia que são baixos. Após serem retiradas, as varizes não voltam mais, o que pode acontecer é o aparecimento de novas varizes a depender do estilo de vida e da genética do paciente”.
“Uso de anticoncepcional piora as varizes?”
Realmente o uso de anticoncepcional, assim como a reposição hormonal, pode agravar as varizes por conta do estímulo hormonal do estrógeno que pode estar em sua composição.
“As varizes aumentam ou surgem na gravidez?”
O grande estímulo hormonal durante a gravidez, assim como o aumento do peso e a compressão das veias do abdome pelo útero, podem sim estimular o aparecimento de varizes e agravar as que já existem.
“Eu tenho mais risco de ter varizes porque minha família tem?”
Certamente sim. A questão genética é o principal fator para o aparecimento das varizes, ou seja, a tendência a ter ou não varizes passa de geração em geração.
“O que eu devo fazer para evitar varizes?”
A Dra. Marcela indica que todos devemos manter uma vida saudável e equilibrada. Não estar acima do peso, praticar atividade física diariamente e evitar sempre que possível o uso de hormônios vai nos ajudar sim a manter nossas pernas saudáveis e bonitas.

Dra. Marcela Gomes e a guerra contra as varizes!

(FOTO: ISMAEL PESSOA)