logo

Arte & Decor

Hotel Boutique

Fábio Bernardo 06/11/2011 às 20:57

Também em giro por Buenos Aires, a arquiteta Ana Sybelle Beltrão recebeu a "missão" de registrar o que viu de mais bacana para o site FB, claro!

"Selecionei o que considero um belíssimo (e icônico!) projeto, o Hotel Faena – na região de Puerto Madero – um antigo armazém, de tijolos aparentes que se converteu em hotel de luxo, pelo traço do badalado arquiteto francês Philippe Starck, que procurou resgatar o espírito da Belle Époque argentina. Apesar de veterano na área , PS se supera no Faena, com design mais criterioso e menos minimalista do que encontramos, por exemplo, nos Hotéis Dellano ou Mondrian, em Miami. O efeito cênico e dramático revela sua intenção desde a  entrada principal – um grande hall, denominado la Catedral. Ali, fica clara sua inquietação em subverter o conceito dos espaços, criando novos códigos para a hotelaria, substituindo o lobby e seus espaços impessoais, por "teatros onde há vida e prazer… onde nós somos atores do nosso destino…""


“Subversif, éthique, écologique, politique, humoristique:
voilà l’idée que je me fais de mon devoir de créateur.”
Philippe Starck


"A partir do hall – um estreito e comprido  lounge,  com móveis que se limitam a bancos estofados em camurça preta, com "perfume" Louis XVI – descortinam-se a recepção, os diversos restaurantes, loja e acesso ao bar e área da piscina. A porta principal lembra os vitrais das catedrais, e o pé direito triplo reforça esse clima.Uma passarela espelhada, cruza a nave de
forma intrigante…"


"Check-in… balcão de recepção? Nem pensar…
mesas de atendimento individual, s’il vous plait…"

"O vermelho reina na medida e encontra um equilíbrio inusitado, dificílimo para uma cor tão caliente. A cor  se repete em todos os espaços, sem ser "too much", ao contrário, de forma elegante e sofisticada… Contracena ainda com o veludo dourado das cortinas, acentuado pelo uso generoso de lindíssimos espelhos "bordados". A madeira ipê do piso "abranda o fogo". A referência parece ser a sensualidade portenha, representada pelo seu tradicional tango – e no restaurante
El Cabaret, palco de show do gênero, encontra sua expressão maior de fantasia, e o vermelho  "banha" todo o ambiente, também com detalhes gold."



"Um contraponto nesse universo, como não poderia deixar de ser, tratando-se de monsieur Starck, é o restaurante "branco" El Bistrot, de cozinha
internacional. A fantasia aqui envereda pelo mundo dos sonhos, e os unicórnios, figuras icônicas nas paredes cobertas de seda, expressam esse mundo
onírico que o profissional faz questão de invocar, provocando emoções surreais.Vale destacar os exclusivos lustres Baccarat."



"O bar The Library Lounge é inspirado nos livings das casas de fazendas argentinas, e "ferve" à noite… Os cervos nos nichos decoram as paredes, e uma biblioteca, ao lado do bar, com mais de 500 títulos, é impensável!!!"

"Ah, e o que dizer do Poolbar?! Ele conseguiu fazer cena até mesmo no espaço outdoor… a piscina tem borda molhada, provocando um lindo efeito de lâmina d´água, onde flutua uma coroa dourada. À noite, uma iluminação predominantemente indireta reforça o clima intimista e privê, realçando o desenho da piscina. Um trabalho primoroso, num galpão de tipologia industrial, com adaptação espacial ,que resultou em um surpreendente projeto de Arquitetura, de desenho preciso e detalhes elaborados, na missão de emocionar, mesmo os mais alheios ao charme e ao design!"


Por Ana Sybelle Braga Beltrão
contato@anasybellebeltrao.com.br
(Fotos: Divulgação)